segunda-feira, 8 de março de 2010

Golf GTI vs Civic SI - VISÃO IMPARCIAL!!!

Duelo de feras!

Antes de começar, gostaria de pedir a todos que estão lendo, que esqueçam por alguns instantes o que leram nas revistas especializadas, como de praxe, estarei lidando com FATOS, e fatos empiricos, e preciso confessar que o poder do marketing, principalmente do viral, é extremamente eficaz e fatal em alguns casos... como neste caso.

Pois bem, sou proprietário de um Golf GTI 2005, e hoje tive a chance de ficar o dia todo com o Civic SI do meu pai, pois nunca havia tocado no carro (sim, o velho é caxias...), e hoje andei pra cima e pra baixo com o carro para ajuda-lo em algumas tarefas importantes, pois ele estará fora da cidade por 3 dias.

O que notei foi:

- O Golf, mesmo sendo a versao 180cv, tem um empuxo superior, e aparentemente maior folego.

- Numa situação comum, senti que o SI tinha dificuldades para ultrapassar (esticar pela faixa da esquerda), em 5ª marcha, numa subida que costumo transitar com certa frequencia com o GTI.

- O SI anda bem sim, mas ele demooora pra mostrar serviço, se você esticar até 8k rpm usando ele como um verdadeiro carro de corrida, voce nota seu temperamento esportivo, do contrario, se ficar na faixa dos 4-5k rpm vc estará num carro bem diferente.

- Porem, em altas velocidades, o SI teve uma progressão um pouco maior, perceptivel, por exemplo, acelerar de 140 para 180km/h o SI se saiu melhor, pouca coisa, mas se saiu melhor, atribui isso talvez ao câmbio (bem) mais curto de 6 marchas.

Bom, o que me deixa espantado é que muitas revistas deram vantagem performática ao SI, frente ao (pasmen) GTI 193cv! eu realmente nao visualizei essa supremacia, muito pelo contrário, o Golf tem uma tocada suave e potente na grande maioria do tempo, principalmente pelo seu elevado torque frente ao SI já disponível em baixas rotações. Todavia, seu comportamento em circuito fechado, mantendo-se um ritimo frenetico de altas rotações, o carro venha a se mostrar MELHOR de fato, o que tornaria mais fácil aceitar o resultado das principais revistas especializadas, mas no dia-a-dia, em situações cotidianas, é notório o carro se comportar a quem do esperado.

Porque então o Civic levou a melhor nesta batalha? Marketing? Um carro com design mais arrojado e moderno no mercado? Porque o Civic SI levou a fama de ser superior ao GTI, o que na pratica não é!

O Golf enfrentou uma forte baixa nas vendas desde a chegada de seu rival, ficando, ao fim de sua produção, responsável por 15 a 20% das vendas no segmento.
Com a promessa da chegada do novo GTI ao final de 2010, será que o mercado voltará a reconhecer a performance inegável do esportivo, e o peso da sigla GTI da VW?

CURIOSAMENTE, achei um comparativo online que corrobora um pouco com o que presenciei, dando VITÓRIA ao GTI 193, mesmo por pouquissima diferença.

Bom, é isso, espero que este meu comparativo sirva de base para uma visão mais imparcial sobre estes dois grandes esportivos.

 
Reparem como a curva de potência e torque do Civic ergue-se vigorosamente somente em altas rotações.




O comportamento do Golf mostra-se diferente.

2 comentários:

Camila Danielle disse...

Essa não é uma visão imparcial, afinal vc tem um Golf vermelhinho que eu seiiii ughauahuaha

Unknown disse...

Ah, achei que fosse encontrar fotos sua aqui no blog, mas só foto de veiculo, ninguém merece.